Correio Popular Notícia



ENCHENTE
Rio transborda e prejudica abastecimento de água

Data da notícia: 2016-03-30 09:39:17
Foto:

(Da Redação) O transbordamento do rioa patamares superiores aos últimos 20 anos, conforme constatou o Corpo de Bombeiros, comprometeu o Sistema de Abastecimento de Água (captação, tratamento e distribuição) da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) no município de Jaru.

Segundo Ilma Oliveira, superintendente regional, a consequência da inundação, que também afetou cerca de 100 famílias, danificou os equipamentos (conjunto motor bomba) no ponto de captação do rio. "Antes desta enchente estávamos mantendo o abastecimento da população pela manobra de rede", afirmou.

Ela informou que na última segunda-feira (28), uma equipe de manutenção da Sureg-RA tentou chegar ao local, mas a correnteza do rio impediu. No entanto, uma nova tentativa foi realizada na manhã de terça-feira, 29, para verificação dos danos causados pela cheia do rio Jaru.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente BM Roberto Leal, apesar de não haver registro de índice elevado de chuvas na cidade, nos dias 27 e 28, a inundação é decorrente das fortes chuvas ocorridas na região de Governador Jorge Teixeira e áreas próximas às nascentes do rio Jaru.

Ilma Oliveira alertou que, mantendo esse aumento do volume de água no rio, outros sistemas serão afetados.

Inundações
As chuvas que atingiram a cidade de Jaru nos últimos dias vêm causando diversos pontos de alagamento e destruição. O rio Jaru elevou seu nível acima da média das últimas duas décadas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disponibilizou veículos para ajudar as famílias que precisaram fazer a remoção de pertences.

Segundo o secretário da Semas, Fabiano Medeiros, em caso de necessidade de remoção, as pessoas podem ligar para o telefone: (69) 9232-5779, e passar o endereço, que uma equipe da secretaria dará todo suporte. ? O rio está subindo e é preciso que os moradores das áreas de riscos não insistam em ficar?.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1198 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.